terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dicas de Estudo III

Não forçar o estudo. Esta dica serve para o estudo em geral, mas é especialmente válida para o treinamento auditivo. Não adianta insistir no estudo quando estamos nos sentindo cansados. Nestes momentos, principiamos por nos desconcentrar e podemos acabar aprendendo com erros ou vícios. O trabalho necessário para corrigir estes erros costuma ser muito grande e não compensa os momentos adicionais de treino. 

Mantenha em dia seu estudo de percepção. O treinamento auditivo é essencial para o futuro artista. Ele permite que o músico toque “de ouvido”, improvise e memorize com mais facilidade, escreva na partitura o que ouve e componha livremente.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Como o Curso Preparatório para o Vestibular de Música do Ateliê Livre poderá auxiliar os candidatos nestas provas?


O Curso Preparatório do Ateliê Livre de Música prepara o aluno para as provas de percepção (treinamento auditivo e solfejo), história da música e teoria (harmonia e análise), cobrindo todo o conteúdo exigido pelas principais universidades. O Curso também inclui uma série de atividades ao longo do ano que visam oferecer um suporte maior ao estudante, tais como: simulados, revisão de provas dos anos anteriores e orientações individuais onde o aluno poderá tirar dúvidas específicas com relação a qual repertório apresentar, como se portar na entrevista, como organizar o material obrigatório etc.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

International Music Score Library Project


Este site disponibiliza milhares de partituras completas de edições que já caíram em domínio público ou cujos compositores abriram mão de seus direitos. Como a lei dos direitos autorais é diferente em cada país, nem todas as partituras podem ser acessadas de qualquer lugar. Existem muitas edições de qualidade – além de várias primeiras edições – e a lista de compositores e obras é colossal.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dicas de Estudo II

Ouça muita música. Conhecer a história da música facilita o aprendizado e é parte fundamental da base da formação do intérprete e do compositor. Atualmente é muito fácil ter acesso à gravações e partituras de todas as épocas, por isso, cultive diariamente o conhecimento da história da música através da audição do repertório.

Ouça músicas com partituras. De início, pode ser um pouco difícil acompanhar uma partitura enquanto você escuta alguma música. Por isso, passe antes algum tempo lendo a partitura e entendendo como os eventos estão distribuídos. Observe: como estão organizados os instrumentos, a ocupação dos registros grave, médio e agudo, o andamento e suas eventuais alterações, os contrastes de dinâmica e os eventos rítmicos e melódicos mais proeminentes. Num segundo momento, ao sincronizar a leitura da partitura com a escuta, procure inicialmente isolar algum dos instrumentos ou vozes para acompanhar em detalhe sua movimentação. Numa segunda escuta, tente acompanhar dois instrumentos simultaneamente e, assim, sucessivamente.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fundamentos da Composição Musical


Fundamentos da Composição Musical (recomendado pela USP)
Autor: Arnold Schoenberg
Editora: Edusp, 1991

Neste livro o compositor Arnold Schoenberg desvenda os mecanismos de construção de uma música tonal desde a microestrutura até a macroestrutura, partindo de exemplos do repertório, especialmente das Sonatas para Piano de Beethoven. O livro pode ser útil para o conhecimento de certos conceitos caros à tonalidade, como a idéia de frase, motivo, tema, variação, desenvolvimento etc., esclarecendo o leitor a respeito de certos parâmetros importantes para a estruturação da forma musical.

MusicTheory

musictheory.net 

Site com um visual bastante convidativo, contém uma quantidade razoável de exercícios de teoria e de percepção. A variedade de exercícios presentes nesse site não é muito grande porém, sua grande vantagem é que nele é possível customizar todos os exercícios, desde os mínimos detalhes, permitindo direcionar o estudo para suprir dificuldades específicas. O site traz também algumas ferramentas de suporte para o estudo de música no computador, como um metrônomo e um piano pop-up. A partir do MusicTheory pode-se baixar ainda alguns aplicativos para IPhone.

Como são as provas de Música?

Há variações no formato das provas de Música em cada uma das universidades. Porém, de maneira geral, para enfrentar a bateria de provas de habilidades específicas exigidas pelas universidades, o candidato deve estar apto nas áreas de teoria musical, história da música e percepção musical (treinamento auditivo). Estas são, em geral, as provas escritas comuns a todos os candidatos, independentemente da sub-área desejada.

Além destas provas, todos os candidatos devem participar também das provas práticas diante de uma banca composta por professores na qual devem se submeter a uma entrevista e a uma prova de instrumento, tocando uma ou mais músicas. Em geral, durante as provas práticas, os candidatos também devem entoar um solfejo e, eventualmente, realizar uma leitura à primeira vista ao piano (Composição e Regência) ou no seu próprio instrumento (Bacharelado em Instrumento).

Para o Bacharelado em Instrumento, cada universidade exige uma ou mais peças de confronto. Para os cursos de Composição e Regência, os candidatos também devem passar por avaliações específicas, às vezes tendo que apresentar trabalhos anteriormente realizados e outras vezes tendo que cumprir alguns exercícios em tempo real. Os candidados à Licenciatura em Música (ou Educação Musical) costumam enfrentar uma série de perguntas que avaliam seu conhecimento e vocação relativos à área da educação.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como e quando são realizadas as provas específicas para o vestibular de Música?

-->
"Como e quando são realizadas as provas específicas para o vestibular de Música?"

Cada universidade de música possui uma dinâmica própria para a seleção de candidatos às carreiras de Música.

A USP realiza provas antecipadas e de caráter eliminatório, exigindo um aproveitamento de pelo menos 50%. Ou seja, antes de fazer as provas da primeira fase (aquela mesma que todos os seus amigos de outras áreas farão), você precisará comprovar suas habilidades específicas na área, em geral no meio do mês de outubro.

A UNESP costuma realizar as provas de habilidades específicas após a primeira fase e possui caráter classificatório, ou seja, são eliminados por esta prova somente os candidatos que “zerarem” em alguma das provas de música. As provas da UNESP costumam acontecer no fim de novembro ou começo de dezembro.

Já a Unicamp é a última a realizar as provas de habilidades específicas, seja para os cursos de música erudita ou popular (atenção: isto provavelmente mudará em 2013 com a exigência de vídeos antecipados). Estas provas acontecem no final do processo do vestibular, após o candidato realizado a primeira e a segunda fase e, por isso, costumam acontecer em janeiro do ano seguinte.

A confirmação das etapas e do calendário de provas de cada universidade acontece anualmente no Manual do Candidato.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

El Grillo, de Josquin des Prez

Obra: El Grillo
Compositor: Josquin des Prez (1445-1521)
Período: Renascimento



Dicas para a escuta: observar o caráter popular da peça, a distribuição a 4 vozes, a textura acentuadamente homofônica, a estrutura estrófica e o trabalho de silabação realizado com o texto.

Dicas de Estudo I

Se disciplinar é fundamental. Crie horários possíveis para dar conta do estudo do seu instrumento, treinamento auditivo, história, leituras e composição. Uma idéia é determinar os dias em que você pretende treinar cada uma destas matérias e parar impreterivelmente quando o tempo pensado para cada atividade se esgotar.

Estude música diariamente. Sistematize seu estudo de forma que você possa estudar todos os dias, ainda que por um período curto. Duas horas de estudo por 4 dias serão muito mais proveitosas do que 8h de estudo num único dia, tendendo à fadiga e ao estresse. Acostume-se a ter contato com música diariamente, de forma que ela se torne parte integrante da sua rotina. Num dia muito atarefado, se você ainda estiver disposto, reservar 20 minutos para uma audição, uma breve leitura ou alguns exercícios técnicos, será de grande valor.