segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como são as provas de Música?

Há variações no formato das provas de Música em cada uma das universidades. Porém, de maneira geral, para enfrentar a bateria de provas de habilidades específicas exigidas pelas universidades, o candidato deve estar apto nas áreas de teoria musical, história da música e percepção musical (treinamento auditivo). Estas são, em geral, as provas escritas comuns a todos os candidatos, independentemente da sub-área desejada.

Além destas provas, todos os candidatos devem participar também das provas práticas diante de uma banca composta por professores na qual devem se submeter a uma entrevista e a uma prova de instrumento, tocando uma ou mais músicas. Em geral, durante as provas práticas, os candidatos também devem entoar um solfejo e, eventualmente, realizar uma leitura à primeira vista ao piano (Composição e Regência) ou no seu próprio instrumento (Bacharelado em Instrumento).

Para o Bacharelado em Instrumento, cada universidade exige uma ou mais peças de confronto. Para os cursos de Composição e Regência, os candidatos também devem passar por avaliações específicas, às vezes tendo que apresentar trabalhos anteriormente realizados e outras vezes tendo que cumprir alguns exercícios em tempo real. Os candidados à Licenciatura em Música (ou Educação Musical) costumam enfrentar uma série de perguntas que avaliam seu conhecimento e vocação relativos à área da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário